Empresária abre espaço para TODAS as mulheres

"A autoestima para o ser humano, principalmente para a mulher, é um benefício que não tem preço" - MARISA SILVA

“A autoestima para o ser humano, principalmente para a mulher, é um benefício que não tem preço” – MARISA SILVA

A empreendedora de sucesso, a paulistana Marisa Silva é responsável por implantar no mercado uma nova metodologia na distribuição de tratamentos de estética e beleza. Visão de negócios, garra, sensibilidade na avaliação do perfil das clientes e, sobretudo, a inovação ao democratizar os atendimentos estéticos antes restritos a um pequeno grupo, são alguns dos pilares da sólida carreira construída pela empresária.

Marisa conta que sua relação com o universo do bem-estar e beleza começou há 24 anos na Capital, berço de uma das mais famosas franquias de clínicas de estética do País. “Depois de alguns anos como consultora dessa rede, em 2002 fui atuar como consultora em uma unidade em Jundiaí e, depois de seis anos, vim transferida para cá. Aqui encontrei o cenário ideal para revolucionar o atendimento e a oferta de serviços na unidade”, conta.

Obviamente, a consultora encontrou resistência da direção da clínica, no primeiro momento, em relação às suas ideias revolucionárias, que logo se transformaram em estratégia de mercado diante do aumento do faturamento da unidade. “Evitamos a falência. Provocamos um boom no mercado quadruplicando o faturamento”, relata. Coroando seu desempenho naquele ano de 2009, Marisa foi considerada a melhor consultora da rede dentre as 72 unidades espalhadas no território nacional. Ao longo de sua carreira na franquia foram 20 prêmios entre melhores performances, consultorias e pós-vendas. “Em cada dez atendimentos, oito clientes compravam o pacote completo que eu oferecia. E qual o meu segredo? Entendia o que era mais necessário para cada um e não oferecia os tratamentos mais caros e da moda”, ressalta. O sucesso foi tamanho que seu nome ganhou repercussão na rede e outras unidades da marca solicitaram sua presença para treinar as equipes em cidades dentro e fora da Região Metropolitana de Campinas (RMC), inclusive realizava alguns free para outros grandes nomes da área.

Com o intuito de passar seus conhecimentos e estratégias de venda de tratamentos de beleza, Marisa prestou consultoria em uma unidade aberta pela rede em Jundiaí apenas com esse propósito para profissionais das equipes.

Na visão da empreendedora, que está na área há mais de duas décadas e já enfrentou várias crises econômicas, o cuidado com a beleza e o bem-estar não é movido apenas por um impulso de vaidade, mas gerado pela necessidade de elevar a autoestima, gatilho para o posicionamento pró-ativo e mais confiante das pessoas diante das dificuldades da vida. “Estar feliz com a estética mexe com o fator emocional. A autoestima para o ser humano, principalmente para a mulher, é um benefício que não tem preço”, afirma.

Empoderamento feminino faz mercado evoluir e crescer

Dados de mercado apontam que o segmento de beleza estética acompanhou o crescimento da classe C e ganhou novas frentes dentro do setor de franquias. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, esse mercado abocanha quase 18 bilhões de reais ao ano. O número de redes quintuplicou nos últimos 11 anos, somando mais de 435 em operação. E a maior parte desse filão surgiu após o empoderamento feminino na sociedade, com mulheres se lançando no empreendedorismo à frente do próprio negócio.

Liderar uma equipe de 20 profissionais e atender diariamente mais de 100 clientes ávidos por novidades e com questionamentos na ponta da língua, graças à facilidade de acesso às informações, exige da empresária atualização constante. A tarefa é, na verdade, um prazer para Marisa. “Sou autodidata e adoro me atualizar em feiras de estética e livros da área. Estou me programando para um curso dentro de dois meses no exterior, com a participação de um dos mais conceituados profissionais da área estética”, diz.

Marca própria

De funcionária de uma rede de franquia, Marisa Silva se transformou em referência no mercado com sua marca própria. Atrai uma multidão de clientes para as centenas de tratamentos oferecidos na Chez Elle, marca própria que existe há seis anos e foi adquirida por ela há quatro anos. A partir de sua bagagem e experiência, a empresária entrou com fé, coragem e persistência no negócio. Reergueu um ponto comercial no Cambuí prestes a fechar as portas, com três salas e um único aparelho obsoleto de estética. Hoje, a clínica foi ampliada para 10 ambientes, esmalteria, embelezamento do olhar, estética de cabelo, Facial Corporal e depilação a laser e um total de 100 protocolos de tratamentos com tecnologia de ponta combinados com cosméticos e procedimentos manuais dos quais a maior parte personalizados. “Nosso diferencial é personalizar os tratamentos, o que nos dá destaque no mercado”, completa. Manter os equipamentos de ponta é outra preocupação da empresária, que destina 30% do faturamento para adesão de equipamentos e treinamento da equipe. Também está formando uma das filhas na área de fisioterapia com futura especialização em dermato funcional para compartilhar a direção da clínica.

Jus à tradução do nome da clínica “Chez Elle” que significa “em casa”. Marisa fez questão de criar um ambiente intimista, agradável e, além disso, acolhe os clientes conversando e prestando um atendimento personalizado. “Aqui as pessoas realmente se sentem em casa”. Não é à toa que em três anos 100,8 mil pessoas passaram pela clínica, contingente que corresponde ao dobro da população de cidades como Artur Nogueira, Nova Odessa ou Jaguariúna. Os fatores que atraem os clientes para a clínica são preço, atendimento, qualidade e segurança nos procedimentos.

Consolidar a marca no mercado e não focar no lucro imediato é a realidade do atual momento econômico do país, diz Marisa. O mais importante,complementa, é conhecer o setor, conquistar o cliente e só depois ajustar o preço. Marisa quer, ainda, disseminar seus conhecimentos dando consultoria a pessoas com garra e vontade de empreender na área de beleza e estética. O sol pode brilhar para todos que desejam atuar no setor desde que atuem com transparência e inovem sempre. Outro projeto a curto prazo, possivelmente no próximo ano, será a abertura de outra unidade Chez Elle.

Fonte: Revista Metrópole – Correio Popular 

2018-05-16T19:16:39+00:00